Quem Somos : Imóveis Imobiliária em Santo Antonio do Pinhal
(12) 3666-2729 | (12) 98128-9038

Quem Somos

 

Temos como objetivo proporcionar uma assessoria de alta qualidade, buscando a excelência, a satisfação e a segurança para você que pretende vender ou comprar sítios, chácaras, lotes casas em Santo Antônio do Pinhal.

Nossa meta é a satisfação plena dos clientes, através da transparência e solidez nos negócios, atendendo aos anseios de todos aqueles que buscam para seus investimentos a segurança que o imóvel pode proporcionar.

Nossos Valores:

Segurança
Agilidade
Organização
Competência
Objetividade

Santo Antônio do Pinhal

 

HISTÓRIA

Após índios e bandeirantes ouro e escravos, no Sertão do Alto do Sapucaí Mirim em 1785 foi concedida a primeira sesmaria da região pela Capitania de São Paulo. Um conflito se instalou por muitos anos, por causa da disputa da divisa entre as Capitanias de São Paulo (1714) e Minas Gerais (1720). Sertão do alto da Serra para os Paulistas que não aceitavam a divisa, e para os mineiros, seria no alto da Serra da Mantiqueira, região denominada Sertão de Camanducaia.

Em 1809, foi aberto um caminho pelos mineiros em terras habitadas pelos paulistas da Vila de Pindamonhangaba que já possuíam as Sesmarias na região, mas logo foi fechada pelo então Capitão Mor Ignácio Marcondes do Amaral.

Após um acordo amigável em 1811, ficou combinado que continuaria aberta a estrada com uma guarda mantida por São Paulo no lugar denominado sertão em terras de Claro Monteiro do Amaral, cerca de 10 km acima de Sapucaí Mirim.

Na região onde existe hoje a Cidade de Sapucaí Mirim, estabeleceram-se diversos moradores sob a proteção do Capitão Manoel Furquim de Almeida, representante de Minas. Essas terras eram reclamadas pelo paulista Inácio Caetano Vieira de Carvalho, antigo sesmeiro, que conseguiu reavê-las em 1813 com intervenção da câmara de Pindamonhangaba a seu favor.

Em abril do ano seguinte, houve um contra movimento por parte de Minas retirando a guarda do local combinado e, em julho foi instalado um quartel no alto da Serra da Mantiqueira. Em 31 de agosto do mesmo ano, a Câmara de Pindamonhangaba obrigou os mineiros a retirarem o quartel, que ficou abandonado até novembro quando foi queimado pelas autoridades de Pindamonhangaba. A denominação “Quartel Queimado” figura nos documentos de 1847 e no mapa de Minas de 1855.

Com a abertura oficial da estrada em 1811, ligando as duas Capitanias, a região começou a prosperar. Com a fundação da Freguesia de São Bento do Sapucaí em 1828, as terras do alto da Serra ficaram pertencendo à nova freguesia.

Foram feitas muitas doações para a Capela de Santo Antonio no local denominado Fazenda Pinhal. A mais conhecida delas ocorreu em 11 de abril de 1856, quando o senhor Antonio José de Oliveira e sua mulher doaram terras ao santo de devoção.

Após cem anos de submissão, os descendentes dos antigos povoadores decidiram conquistar a independência. O antigo Bairro do Pinhal dependia unicamente de São Bento do Sapucaí, mas graças aos esforços de heróis Pinhalenses, após demandas judiciais, comemorou-se a emancipação em 1960. Dessa data em diante a nova cidade prosperou e transformou-se no “Charme da Serra”.

GEOGRAFIA

Santo Antônio do Pinhal é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Campos do Jordão. Localiza-se a uma latitude 22º49’38” sul e a uma longitude 45º39’45” oeste, estando a uma altitude de 1.080 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.827 habitantes.

Estância climática

Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Ficha Técnica

Data da Fundação da Cidade: 13/06/1860
Altitude: 1.143 metros
População: 6.560 habitantes (IBGE 2007)
Área Total: 133 Km²
Densidade: 49 hab/km²

Clima

Tropical de altitude, com chuvas de verão mais intensas devido à ação da massa tropical atlântica. No inverno, as frentes frias originárias da massa polar atlântica provocam geadas que embelezam a paisagem.

Temperatura

Verão: Temperatura média de 23º C
Inverno: Temperatura média de 6º C

Principais Fatores Turísticos

Estância Climática, Turismo Rural, Ecológico e de Aventura.

Topografia

Possui uma superfície de aproximadamente 133 km² em topografia serrana, declinosa, com relevo antigo de morros arredondados. Vales não muito profundos, tendo quase todos eles pequenas áreas semi-planas, numa altitude que varia entre 1.200 a 1.890 metros acima do nível do mar.

Localização

O município de Santo Antônio do Pinhal situa-se no Vale do Paraíba, região Sudeste do Estado de São Paulo, cercado pela Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1.143 metros. Localiza-se a 22º50′ de Latitude Sul e 45º38′ de Longitude Oeste.

Rodovias de Acesso

Rodovia SP-50 – Rodovia Monteiro Lobato

Rodovia SP-46 – Rodovia Osvaldo Barbosa Lobato

Rodovia SP-123Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro

My status
My status